terça-feira, 26 de novembro de 2019

Vereador Jarlis Adelino Apresenta Requerimento Para Criação de Campanha Emergencial Contra Leishmaniose (Calazar) em Açailândia


Vereador Jarlis Adelino ouvindo as revindicações da população de Açailândia durante suas visitas nos bairros, apresentou REQUERIMENTO Nº 339/2019 de sua autoria na Câmara Municipal onde solicita do poder executivo por meio do Prefeito Municipal Aluísio Silva Sousa e do Departamento de Zoonoses do município a criação de campanha emergencial de recolhimento de animais doentes principalmente por Leishmaniose, e retomada de campanha de vacinação animal.  



Existe hoje um grande numero de cães infectados, que se encontram abandonados nas ruas do município. Colocando em risco, não apenas a saúde dos animais mais sim a saúde publica no município, disse o Vereador Jarlis Adelino. 



JUSTIFICATIVA:   

Durante dias este vereador vem recebendo cobranças por meios de criadores de cães e munícipes para que a prefeitura municipal de Açailândia por meio das secretarias e departamentos responsáveis tomem as medidas cabíveis para que essa doença seja radicada.

A Leishmaniose é causada por um protozoário, e é transmitida pela picada do flebótomo infectado, ou seja, a doença não é transmitida pelo contato com o animal, mas sim pelo picada do inseto infectado. 

A doença também conhecida como calazar, é uma zoonose que merece alguns cuidados e muita atenção na prevenção da doença. Mas para isto é necessário um Plano de Trabalho bem elaborado onde possamos erradicar o mal e não o animal, havendo a necessidade urgente de se controlar o acesso dos flebótomos aos nossos animais e consequentemente à nossa família.
Assim sendo, solicito aos nobres colegas que apoiem esta causa e após a devida aprovação neste Plenário seja este Requerimento encaminhada ao Executivo Municipal, o requerimento tramita na Câmara Municipal de Vereadores de Açailândia-MA

Fonte: Assessoria  Vereador Jarlis Adelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário